Declare guerra às varizes

varizes

O assunto será abordado para que você possa evitá-las e tratá-las !🙂

Chamamos de varizes ou de veias varicosas, as veias dilatadas acima do seu calibre normal, comumente associadas a uma insuficiência venosa, e conseqüentes sintomas e/ou inconveniente estético.

Atualmente, sofrem de varizes cerca de 80 milhões de adultos, apenas nos Estados Unidos.

No Brasil, apesar da falta de dados estatísticos recentes o problema se assemelha, e como no mundo todo, se torna mais comum entre as mulheres, e mais ainda, após a primeira gestação.

Porém, não se trata de uma enfermidade exclusiva das mulheres adultas, sendo comumente encontrada também nos homens e crianças.

Por volta de 50% dos pacientes que procuram atendimento médico com queixa de varizes, o fazem devido a sintomas como:

  • dor;
  • desconforto;
  • parestesias;
  • entre outros, e uma outra metade, por causa dos inconvenientes estéticos.

Existe uma associação, sempre citada, entre pessoas que trabalham por longo período em pé e parada, e o aumento da incidência das varizes.

Existem ainda, a predisposição familiar geneticamente herdada, e as varizes em conseqüência de outras enfermidades.

A medicina moderna ocidental, conforme a praticamos no Brasil, se utiliza de vários métodos de tratamento, desde o método clínico (remédios, dietas, cremes e massagens) até a escleroterapia, e a cirurgia.

Como convém em qualquer outra enfermidade, a escolha do método mais indicado a cada caso, deverá recair sobre o profissional competente, no caso, o médico.

Tratamentos

A escleroterapia consiste na injeção intravenosa de líquido esclerosante, na veia varicosa, em pontos estratégicos visando o desaparecimento ou a diminuição do calibre do vaso varicoso.
Apresenta bons resultados, dependendo da indicação (para “aquelas” varizes, “daquele” paciente), do produto esclerosante utilizado e da técnica utilizada.

Prevenção

Antes das varizes aparecerem, ou se agravarem, tomar algumas providências simples, podem evitar ou retardar a evolução das mesmas.

  • Evite ficar parada(o), em pé por longo tempo, ou se for necessário faze-lo, simule andar, ainda que sem trocar os passos, de vez em quando, para bombear o sangue pra cima.
  • Após o banho, massageie as pernas subindo sempre dos pés para as coxas, como que apertando o sangue pra cima.
  • Se for repousar um pouco no meio do dia, use uma almofada grande, e não muito alta para elevar um pouco as pernas em relação ao restante do corpo, que deverá ficar na posição horizontal. (30 minutos por dia já valem bastante.)
  • Se for usar meias para varizes, prefiram as de média compressão, e lembrem-se que é necessário vesti-las “antes de levantar da cama”, de manhã (a gravidade puxa os líquidos para baixo e enche as veias). Permaneça com elas enquanto sentir-se confortável, se possível até à tardinha.
  • Crie o excelente hábito do exercício físico diário, caminhar, bicicleta, esteira, natação, etc…

2 Respostas to “Declare guerra às varizes”

  1. vou operar e tenho muito medo ..eu to com muito medo eu gostaria de saber se é perigoso essa operação

  2. MARCIA LYN Says:

    sofro muito com o desconforto das minhas varizes.Eu tenho 34 anos e trabalho o dia todo en pé,as dores e a vergonha de não poder usar roupas curtas é meu caus. gostaria de saber se existe algo para diminuir os vasos sanguineos pois não tenho condisão de pagar um tratamento adequado para esse problema . ja entrei em uma academia e so seis piorar o caso me ajude por favor OBR…

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: