HPV não é brincadeira … Fique ligado(a)!

Previna-se das doenças sexuais. Use camisinha !

Apesar de o Papiloma Vírus Humano (mais conhecido como HPV) , estar em evidência, a grande maioria das pessoas não sabe o que é este vírus, o que ele causa e como se realiza o tratamento. Com este post, tentarei esclarecer de forma simples, as dúvidas mais comuns.

O HPV é um vírus DNA com mais de 60 subtipos, de transmissão predominantemente sexual e com preferência para pele e mucosas.

Pode se apresentar em formas clínicas, subclínicas e latente. A forma clínica é aquela que podemos observar a olho nu. A subclínica é evidenciada apenas através do exame colposcopico ou no caso do homem, peniscopia. A latente é aquela forma onde é necessário exame mais sofisticados para diagnóstico, porque neste caso não existe nenhuma lesão visível, apenas uma suspeita de infecção.

A principio o HPV é assintomático, podendo ficar vários anos na formalatente e subclínica; o que dificulta o seu diagnóstico e facilita a sua transmissão.

Um dos sintomas mais comuns é o aparecimento de verrugas genitais, tanto no homem, quanto na mulher. É também conhecido como condiloma ou crista de galo.

Inicialmente as verrugas se apresentam pequenas, podendo crescer rapidamente e causar desconforto devido à sua localização e infecções secundárias.

Geralmente não estão relacionadas ao subtipo envolvido na patogenese do câncer de colo de útero, porém são altamente contagiosos.

O que mais preocupa é quando o HPV se apresenta em formas subclínicas no colo do útero e na vagina. A preocupação é porque nesse tipo de infecção a mulher não desenvolve nenhum sintoma, e é apenas diagnosticado através do exame colposcópico, ou seja, o exame realizado geralmente após a coleta do papanicolau, com ajuda de um aparelho chamado colposcópio, que aumenta a imagem do colo do útero permitindo assim a visualização de lesões não vistas à olho nu.

Neste caso a infecção não causa nenhum tipo de corrimento, dor ou sangramento. Mas de acordo com o subtipo de HPV na lesão, pode haver fator predisponente de câncer de útero.

Em mulheres com baixa resistência, gestantes, promíscuas ou HIV positivas esse tipo de infecção é mais comum.

O tratamento varia de acordo com cada caso. Geralmente quando existe verrugas, estas podem ser retiradas cirurgicamente ou através de medicações específicas.

No caso de lesões subclínicas no colo do útero, estas devem ser tratadas com a aplicação de medicações até a regressão total do quadro. Antigamente era realizado nestes casos a cauterização. Hoje não é mais aplicado.

A forma latente é diagnosticada apenas através de técnicas de hibridização de DNA e o tratamento é individualizado.

Existe um consenso geral que a melhor forma de tratamento é a prevenção e a educação da população, ou seja, o uso do preservativo e a realização de exames periódicos.

5 Respostas to “HPV não é brincadeira … Fique ligado(a)!”

  1. Boa tarde…

    Sou o Leonardo… e minhas duvidas ´são as seguintes… fui ao Urologista ontem e ele disse q provavelmente eu estou com HPV, meu pênis estava com uma verruga pequena e ele a cauterizou, mais somente isso… quero ter a certeza se é realmente HPV… se tem cura? se a minha vida vai mudar de agora pra frente. estou muito proucupado. me ajudem!!!

    Atenciosamente

    Leonardo

  2. HPV TEM CURA,OU NÃO O MEU MEDICO AVALIA COM UM VIROS DA AID
    É ASSIM MESMO, TENHO 37 NOS 2 FILHOS ME SEPAREI DO PAI DELES
    DE POIS QUE SUBI DO DIAGNOSTICO POSSO CASA DE NOVO OU NÃO
    E TER FILHOS POSSO OBRIGADA PELA ATENÇÃO

  3. BRUNA PERESIN Says:

    Boa noite.
    Meu nome é Bruna, tenho 19 anos e à mais ou menos seis meses apareceram lesões verrugosas na minha vagina. A princípio nem imagina do que se tratava, mas a poucos meses consutei um médico e ele me desenganou a respeito de um possível HPV. Como de rotina fiz os exames mas deu negativo só que não consigo me conformar que eu não tenha nada. Minhas lesões só aumentam e não vejo possibilidade delas sumirem. As minhas dúvidas são: Toda verruga na região dos orgãos genitais são um HPV? Será que meu médico não se enganou?
    Preciso de uma segunda opinião.
    Muito obrigada…

  4. gostaria de saber se uma pessoa tem hpv ela pode ter hiv? ou ñ? apareceu uma veruga no meureto maiis sumiu…e hpv?

  5. gostaria de saber se tem cura o hpv, e se a mulher pode engravidar se o homem fica com alguma seguela no penis, por calsa da verugas que adquiril.

Deixe uma resposta

