Mulher, mais atenção para as doenças da mama !

Atenção às doenças da mama

Muito tem se falado sobre as doenças da mama, com enfoque principalmente sobre o câncer. Hoje ocorre uma “cancerofobia” , ou seja, um medo intenso do câncer, que faz as mulheres erroneamente pensarem que qualquer nodulação ou dor pode ser o sintoma de um câncer.

O objetivo deste artigo é acalmar, no bom sentido, essa cancerofobia, através do conhecimento das mamas, suas alterações normais e ensinar a reconhecer os sintomas de prováveis doenças.

É um pequeno guia com as alterações mais comuns, lembrando que existe ainda vária entidades não descritas neste artigo.

Quanto ao câncer será enfocado separadamente.

O desenvolvimento: A mama é formada por glândulas e em sua grande parte por tecido gorduroso. Na criança é formada por ductos e tecido conjuntivo, aumentando na puberdade devido ao aumento de hormônios, completando o seu total desenvolvimento em torno de 04 anos.

Após a puberdade, na idade adulta, a quantidade de tecido gorduroso aumenta juntamente com o desenvolvimento dos glândulas. Na menopausa ocorre atrofia, levando à flacidez, restando quase exclusivamente tecido gorduroso.

Alterações na criança: Antes da menina menstruar já se inicia o desenvolvimento das mamas, com o aparecimento do chamado broto mamário. Pode ser acompanhado ou não de vermelhidão, inchaço e dor no local, tendendo a desaparecer estes sintomas em poucos dias não devendo portanto ser motivo de grandes preocupações. Raramente o desenvolvimento das mamas é feito de maneira simétrica, podendo ficar uma mama maior que a outra. Quando essa assimetria é muito acentuada e provoca desconforto deve-se avaliar a necessidade de cirurgia corretiva.

Afecção Funcional Benigna das Mamas (AFBM): Antigamente conhecida como Displasia Mamária, hoje é aceita como uma resposta normal da mama às alterações hormonais cíclicas que ocorrem na mulher. Não se tem uma causa definida, acreditando-se que possa ser multifatorial. Os sintomas são variados, podendo se manifestar como dor, entumescimento e percepção de vários caroços dolorosos. A maioria da sintomatologia desaparece após a menstruação. O diagnóstico é basicamente clínico, ou seja, feito pelo médico, sem a necessidade obrigatória de exames complementares.

É mais comum em mulheres jovens, com poucos ou nenhum filho. O principal do tratamento deste caso é o esclarecimento à mulher sobre a doença, seus fatores determinantes e sua evolução benigna. Existe o tratamento medicamentoso e o não medicamentoso.

Ectasia Ductal: É muito comum após os 40 anos, sendo caracterizada por secreção mamilar e dor, sendo que na maioria das vezes essa secreção é escurecida. É uma das doenças que mais simula o câncer. Não se sabe a causa, mas sabe-se que ocorre uma inflamação nos ductos mamários. O diagnóstico é feito clinicamente e com ajuda de exames complementares.

Mastites: É a inflamação das mamas, ocorrendo principalmente durante a fase de amamentação. Em todos os casos é acompanhada de muita dor, vermelhidão, sensação de endurecimento e tumor no local. Pode ocorrer febre. O tratamento é medicamentoso e em casos extremos é realizada drenagem.

Dor Mamária: Apesar de não ser uma doença, vale a pena ser colocado devido à sua alta incidência. É causada principalmente por variações hormonais (excetuando-se as outras patologias) e em estudo não comprovado ainda por dieta inadequada. O diagnóstico é subjetivo e clínico e o tratamento é individualizado de acordo com o caso.

8 Respostas to “Mulher, mais atenção para as doenças da mama !”

  1. Eu gostaria de saber mais sobre a inflamação na mama, visto que o exame que fiz com a ultração de mamas e constou o seguinte:
    ☻cisto na mama direita
    ☻ectagia ductal bilateral
    ☻nódulo de aspecto benigno na mama esquerda sugestivo de dipoma
    ♠ME: Imagem nodular hiporcóico de contornos bem definidos às 02hs, no prolongamento axilar, no plano de tecido subcultâneo,m 2;2×0,8cm,sugerindo liposa.
    ♣que não sofreu alteração do exame lontifoge.
    ♣birdis II Dra Yennyz Azua que atendeu neste exame

  2. Entãi mediante ao email anterior eu gostaria de saber , se uma pancada pode ter levado a uma evolução para uma inflamação visto que não estava com a inflamação no seio no momento do exame apenas secreção sem dor em consequencia de uma mordida que tomei de minha filha a um ano atraz

  3. gostaria de ter uma resposta assim que podessem por que doi para caramba, sem noção

  4. Gostaria de saber mais sobre o tratamento da displasia mamaria, pois acho que tenho. Ja consultei meu medico e fiz uma ultra sonografia mamaria, mas nao deu nada, o medico disse que sao meus hormonios tenho isto e todos os meses e se torna um tanto incomodo, apesar de nao ter nenhuma dor.

  5. Gostaria de saber qual é o tratamento adequado para a displasia mamaria, pois antes da mestruação sinto dores, pequenos nódulos etc. Já fiz uma ultra-sonografia e não deu nada…. a minha ginecologista me passou um medicamento que se chama ( GAMAX ) e o tratamneto é durante 3 meses, mais acho que não adiantou muita coisa…….. vou me consultar novamente e vou exigir em fazer uma outra ultra sonografia!!! para saber se melhorou ou não!
    Fico pensando se esses problemas não decorre da alimentação inadequada>>>>> gostaria de uma resposta! obrigada pela atenção!

  6. olá a minha mãe fez uma serie de exame e não dava nada agora fez a biopcia e deu carcinoma ductal agora faz quimioterapia enão melhorou nada porquê será

  7. anapriscila Says:

    oi eu tenho um caroço embaixo da axila ele aumentou de uns anos pra ca , porem tenho sintido muitas fisgadas no seio onde esta localizado o caroço tenho 22 anos gostaria de saber se isso pode ser algo serio .

  8. Cristiane Russo Says:

    Olá tudo bem…Sofro muito com a displasia mamaria, e estou com muito medo, porque a minha mama está doendo até após a menstruaçao, já marquei com meu ginecologista, mas vai demorar uma semana ainda.
    Entao gostaria de saber se é normal depois da menstruaçao continuar bem dolorida a mama. É a mama do braço que eu mais trabalho , sou esteticista e faço drenagem linfática.
    Por favor me respondao……..
    Obrigado

    Cristiane

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: