O que é a SII (Síndrome do Intestino Irritável) ? Leia aqui !

Saiba sobre a S�ndrome Intestino Irritável !

Cerca de 50% dos pacientes que procuram atendimento gastroenterológico sofrem de problemas funcionais, ou seja, não apresentam lesão orgânica no aparelho digestivo demonstrável pelos métodos propedêuticos atuais.

Entre as doenças funcionais, a síndrome do intestino irritável (SII) é a mais freqüente.

O que é a Síndrome do Intestino Irritável?

Trata-se de uma alteração da atividade motora do tubo digestivo, que se caracteriza principalmente por anormalidades do hábito intestinal, na ausência de patologia orgânica demonstrável.

É mais comum em mulheres. Normalmente, começa no final da adolescência ou no início da vida adulta e raramente se inicia após os 50 anos de idade.

Embora a terminologia “intestino irritável” sugira alterações limitadas aos intestinos, todo o aparelho digestivo pode ser afetado, com repercussão também em outros órgãos e sistemas.

Sintomas

Os principais sintomas são:

  • desconforto ou dor abdominal, levando a alívio com a defecação;
  • alteração na freqüência das evacuações (mais de três vezes por dia ou menos de três vezes por semana);
  • alteração no formato das fezes (endurecidas, fragmentadas e fezes pastosas e/ou líquidas);
  • esforço excessivo durante a defecação;
  • urgência para defecar;
  • sensação de evacuação incompleta;
  • eliminação de muco durante a evacuação;
  • flatulência abundante;
  • queimação do estômago, náuseas e vômitos.

A queimação do estômago, náuseas e vômitos são sintomas presentes em até 50% dos pacientes.
Além dos sintomas físicos, há aspectos psicológicos envolvidos.

Cerca de 85% dos pacientes afirmam que o início dos sintomas coincidiu ou foi precedido por problemas psicológicos: conflitos emocionais como divórcio e luto, por exemplo.

Grande parte dos pacientes apresenta sintomas de ansiedade e depressão.

Causas

Dieta, hábitos alimentares, estresse e vários fatores ambientais podem interromper a função normal dos intestinos e causar a síndrome.

Se os intestinos contraem demais ou não contraem o suficiente, os alimentos parcialmente digeridos podem viajar muito rapidamente ou muito lentamente através do sistema digestivo.

O movimento sendo rápido demais resultará em diarréia, porque não é reabsorvida água suficiente. O movimento sendo lento demais pode resultar em constipação, porque muita água é absorvida.

Tratamento

Com relação à orientação alimentar, é recomendada uma dieta rica em fibras, introduzidas de maneira moderada, e que o paciente perceba e anote os alimentos envolvidos nos episódios de maior desconforto, no sentido de evitá-los.

É importante ressaltar que o diagnóstico da síndrome em questão e sua diferença entre outras doenças digestivas é o passo inicial da avaliação médica, da qual irá depender a solicitação de exames complementares.

Para o tratamento da síndrome do intestino irritável, existem medicamentos específicos, usados isoladamente ou em associação, de acordo com a situação.

Resolver fontes modificáveis de estresse e realizar exercícios físicos regulares também podem ajudar a normalizar a função intestinal.

Como parte dos pacientes apresenta sintomas de ansiedade e depressão, um bom relacionamento médico-paciente é fundamental para o êxito do tratamento.

O ponto central da abordagem é fazer com que o paciente reconheça a sua disfunção, os fatores que a desencadeiam, e aprenda a lidar com eles.

É importante que o diagnóstico seja explicado, tanto o caráter funcional e recorrente da doença quanto sua não-evolução para outras doenças graves, entre as quais o câncer.

4 Respostas to “O que é a SII (Síndrome do Intestino Irritável) ? Leia aqui !”

  1. OLÁ!
    GOSTEI MUITO DA MATERIA, ATE PQ, EU SOFRO DESSA MALDITA SII.
    FAÇO USO DE DICETEL 100( BROMETO DE PINAVERIO) DUAS VEZES AO DIA, ISSO QDO ESTOU ATACADO DA SII. MINHA VIDA MUDOU MUITO APOS ESSA DOENÇA APARECER EM MEU INTESTINO, POS SOU AUTONOMO, E TEM DIAS Q EU TENHO MEDO ATE DE SAIR DE CASA E PRECISAR DE IR AO BANHEIRO. PEÇO A DEUS Q ILUMINE OS MEDICOS PARA Q ELES BUSQUEM UM TRATAMENTO Q NOS AMENIZE ESSE SOFRIMENTO. ABRAÇOS

  2. sofro destadoença a bastante tempo. é um sofrimento.começo o tratamento, mas como não tenho paçiência paro logo. È muita ansiedade, dor abdominal, constipação etc…

  3. uma grande duvida que eu tenho..se alguen poderia me informar…sobre apos refeiçoes ficar estufado dor lombar…o dia todo

  4. maria helena bueno Says:

    Já tive tive câncer de retosegmoíde há 05 anos e hoje sofro com o sii e molhorei bastante fazendo terapia e tomando maleato de trimubetina

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: