Conheça mais sobre a acne e espinhas: 13 perguntas + comuns

Conheça + sobre a Acne

1. O que é acne?
A Acne, popularmente conhecida como cravos ou espinhas, é uma doença inflamatória da pele. O aumento da produção de sebo obstrui o canal de secreção da glândula sebácea.
Essa obstrução acaba por formar o cravo, pontinho branco ou escurecido, que se manifesta principalmente no rosto, costas, peito e ombros.
Algumas vezes, esses poros obstruídos se infeccionam formando bolhas cheias de pus, conhecidas como espinhas.

2. O que causa as espinhas ?
A Acne é considerada uma doença multifatorial, ou seja, possui mais de uma causa específica.

3. Por que elas aparecem mais na adolescência ?
Porque a elevação de hormônios sexuais ocorre principalmente na adolescência. É essa elevação que aumenta a produção de sebo, obstruindo o canal de secreção da glândula sebácea.

4. Chocolate provoca espinhas ?
Não. Não existe nenhum estudo científico que comprove que o consumo de chocolate provoque espinhas.

5. E a masturbação ? E celibato ?
Também não. Isso não passa de um mito.

6. Comidas gordurosas provocam espinhas ?
A alimentação não influencia diretamente no surgimento das espinhas, mas lembre-se: uma alimentação saudável e equilibrada favorece uma pele mais bonita e saudável.

7. Posso usar limão para “secar” as espinhas ?
Não aplique limão nem algum tipo de plantas, sem consultar um profissional competente. O limão pode provocar sérias queimaduras na pele, principalmente quando exposta ao sol.

8. Posso espremer as espinhas ?
Espremer as espinhas pode fazer com elas venham a infeccionar, piorando ainda a situação. Procure um dermatologista ou cosmetólogo para realizar a extração.

9. Deixam cicatrizes ?
Sim! Principalmente se a extração (“espremer as espinhas”) for realizada incorretamente.

10. Por que algumas vezes as espinhas aparecem antes de uma prova ou de alguma festa importante ?
O estresse pode acarretar em alterações fisiológicas no nosso corpo, resultando no aparecimento de espinhas.

11. Posso ter espinhas em todo o corpo ?
Os lugares mais comuns, para o aparecimento de espinhas, são o rosto, costas, peito e ombros, embora elas possam aparecer em outros locais como as nádegas, por exemplo.

12. Antes da menstruação é normal ter espinhas ?
Sim. Na menstruação ocorre uma grande alteração hormonal, que se reflete na produção da secreção sebácea, causando acnes.

13. Como acabar com as espinhas ?
Fique tranquilo(a), você não é o primeiro nem o último a sofrer com as espinhas. Procure um dermatologista para acompanhá-lo(a) na solução desse problema.

28 Respostas to “Conheça mais sobre a acne e espinhas: 13 perguntas + comuns”

  1. as espinhas impendem o crescimento da barba no futuro?

  2. dr.lichtenstein Says:

    Pode ocasionar falha no crescimento da barbar, mas há tratamentos dermatológicos que tratam dessas sequelas.

  3. wellington Says:

    obrigado pela ajuda DR.

  4. dr.lichtenstein Says:

    Wellington,

    Sinta-se a vontade para esclarecer suas dúvidas, pois é um prazer orientar todos meus leitores …🙂

    Até a próxima !

  5. amei os resutados doque procurava estavam todos oque eu queria

  6. muito mas muito mesmo obrigada por ter tirado minhas duvidas

  7. dr.lichtenstein Says:

    Juliana,

    Fico muito feliz em tê-la ajudado com suas dúvidas !🙂

    Saiba que este blog estará sempre com a “porta aberta” para ajudá-la.

    Abs,
    Lichtenstein

  8. qual melhor produto para passa no rosto?

    abrass

  9. Dr.
    Tenho 13 anos e tenho na cara algumas espinhas…
    Ja tentei a esfoliação, um produto para limpar os poros, um creme de algas marinhas mas nada da resultado…
    Tou farta de gastar dinheiro e nada dar resultado…
    Agradecia que me desse uma ajuda pois estou farta…
    Qual será o melhor tratamento a fazer? è que tenho muita vergonha da minha cara pk as minhas amigas n têm…
    Acha que devo consultar um dermatologista?
    Ajude-me

  10. Junior,

    Não é correto que qualquer pessoa prescreva qualquer tipo de medicamento ou produto pela internet, caso isso ocorra, trata-se uma atitude extremamente irresponsável. Não confie nesse tipo de atitude !

    Procure um dermatologista para analisar sua pele.

    []’s

    Lichtenstein

  11. Helena,

    Procure um dermatologista para avaliar seu caso.
    Não fique revoltada, pois é muito comum pessoas da sua idade apresentarem espinhas durante essa fase da vida.

    []’s

    Lichtenstein

  12. Bom eu tenho 11 naos e não me agrada muito o fato de ter espinhas!
    Levo apelidos desagradaveis!

    Será que eu devo me importaar?

  13. As espinhas vem ate que idade???

  14. DR.
    Doutor eu tenho espinhas no peito, ombro, costas e rosto e na minha cidades nao tem um dermatologista ou qualqer outra medico que possa me ajudar, o senhor pode me ajudar? se puder mande os recados no meu site

  15. Doutor eu tenho espinhas nos braços, nas costas no ombro no peito ate no começo da perna e nas nadegas, praticamente no corpo inteiro, e cheio de cravinhos e espinhas, e no rosto nao tenho tantas, tenho mais cravos, eu gostaria de saber se aquele roacutan elimina toda a acne, isto e do corpo todo… se pode me reponder agradecido …
    obrigado

  16. ana cristina Says:

    as espinhas pode ocasionar algum outro tipo de doenças no futuro?

  17. Jeffesson Says:

    queria saber ate q idade
    ocorrerá esses problemas
    de acne?
    e porque acontecem esses problemas
    em nós jovens?

  18. Olá, eu tenho 14 anos, e tenho acne desde os meus 11 anos. tenho imensos complexos por casa disto, odeio a minha pele e tenho vergonha por vezes de ir para a escola. estou a fazer um tratamento desde maio mas aida tenho muitos pontos negros e muitas cicatrizes ainda.
    obrigado pela atençao!

  19. olá so a alexandra de novo, eu queria perguntar se há alguns alimentos que ajudam a melhorar o acne?
    obrigado

  20. Oi! Estou pensando em fazer a “Auto-hemoterapia”.
    Este pensamento já tenho há um tempo, mas me falta garantia de segurança.
    Prefiro coisas naturais, tenho pesquisado algumas coisas como levedo de cerveja para tomar, etc.
    E por mais que eu passe corretamente os remédios, de repente surge uma espinha interna, que fica enorme quando aparece.
    Tenho uma alimentação normal, como legumes, frutas, etc.
    Antigamente não tinha muitas espinhas, e agora que tenho 20 anos, elas não param de aparecer.
    O que você acha da auto-hemoterapia?
    Só com lipeza de pele, as espinhas já diminuiriam?
    E sobre o levedo de cerveja, vc concorda!?
    Obrigada.

  21. dr. eu tenho muita espinha . muita mesmo . as vezes eu ate choro de vergonha . oq eu faço pra acabar com elas sem ir em um dermatologista ?
    elas sao do tipo 3

  22. MELHOR TRATAMENTO
    oi tem uma pomada que é clindoxyl gel ela é mto boa é um tratamento garantido vc passa ela nao precisar isagerar no rosto antes de dormir
    dai quando vc acorda lava bem o rosto que vai sai a pomada dai o certo é vc usar um protetor solar durante o dia se tiver mto sol pq se nao pode causar manchas e faça isso durante 3 meses e vc tera 100% de satisfação eu garanto por experiencia propria façam isso na primeira semana v6s vão volta aki pq tenho certeza que em uma semana vc ja se anima mto!

  23. ola doutor,
    eu tenho muitas manchas na cara causada por espinhas..
    sera que tem algum creme que possa clareia as manchas??
    vc pode me ajudar??
    grato^^

  24. oi … eu tinha muitas mermo ,tenho 14 anos e faco tratamento desde oe 13 …com1 ano eu n sei + q q e cravo ou espinha… azelan gel e adacne gel… protetor durante o dia…
    me sinto otimo

  25. oiiiiiiiiiiiiiiiiiii por favor dr. me ajudeeeeee
    estou muiiiito preocupado estou com um caroço nas costas (bem pequeno , e muito pareçido com uma espinha interna , quando espremo ele cresçe mas logo volta ao tamanho de uma espinha interna) e isso ja faz 6 meses . e possivel isso ser espinha ??????

    por favor me responda rapido estou preocupado.valew

  26. claudiane bispo Says:

    depois dessas dicas com certeza, vou procurar a fazer as lipezas certinha e vai da tudo certo,(use o produto kit ant acnase da avon e otimo.

  27. ola o q eu quero perguntar é…
    eu tenho espinhas nao sao muitas mas tenho =/ e queria pergunta o seguinte:
    se eu passar a mao no meu rosto eu percebo q minha mao esta com tipo um oleo minha mae falo q é pele oliosa e queria saber se isso provaca espinhas

  28. queria saber se a Auto-hemoterapia ajuda a acabar com as
    espinhas …ja fiz de tudo ao consigo mas nao consigo acabar
    com elas …

Deixe uma resposta

