Anorexia é coisa séria, e precisa de tratamento!

Anorexia tem tratamentoHá tempos, a busca pelo corpo perfeito pode levar a uma obessão, derivando para transtornos da conduta alimentar – como a anorexia nervosa. A anorexia consiste na perda de peso provocada pela própria pessoa, resultando num estado de inanição. Caracteriza-se por um medo inexplicável de ter o peso corporal aumentado e por uma percepção distorcida e delirante do próprio corpo, fazendo com que o doente se veja gordo mesmo quando seu peso se encontra abaixo do recomendado. Em função dessa percepção equivocada, resiste em comer ou utiliza-se de todos os meios para não reter o que comeu. Algumas características da pessoa anoréxica:

  • Perda excessiva de peso (em torno de 25% do normal);
  • Preocupação com o peso, alimentação, calorias, alimentos gordos e dietas tornam-se prioridade;
  • Recusa em ingerir alguns alimentos;
  • Comentários sobre sentir-se gorda, apesar da perda de peso;
  • Negação da fome;
  • Ausência de três ciclos menstruais consecutivos em mulheres.

Os fatores que desencadeiam este distúrbio estão relacionados a questões psicológicas(perfeccionismo, introversão, instabilidade emocional, conformismo, necessidade constante de aprovação pelos outros, auto-imagem deturbada e baixa auto-estima); familiares (exigência excessiva dos filhos por parte dos pais, dificuldade em resolver conflitos, mãe dominadora e uma grande valorização da imagem social), e questões sócio-culturais(pressões publicitárias, exigência de requisitos de beleza física e importância dada à magreza como forma de saúde).

A anorexia é uma enfermidade e precisa de tratamento adequado, com terapia psicológica e restabelecimento de bons hábitos alimentares, que serão fundamentais para o sucesso do tratamento.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: