Barriga dágua ou Ascite, hein ?

Dúvidas como:

  • O que causa a doença conhecida como Barriga dágua ?
  • Como podemos prevení-la ?
  • Existe tratamento eficaz ?

A Barriga dágua, cujo nome científico é ASCITE, se caracteriza pela presença de líquido na cavidade abdominal.

Essa presença de líquido é causada por algumas doenças, que fazem com que haja um extravazamento de líquido na cavidade abdominal, tais como:

  • Cirrose;
  • Nefrose;
  • Insuficiência Cardíaca Congestiva;
  • Tumores;
  • Perfuração das Vísceras;
  • entre outras.

Não há uma prevenção da Ascite, propriamente dita, mas sim, das doenças que levam a ela.

O tratamento, basicamente consiste em fazer uma punção no abdômen, para extrair o líquido, diminuindo o incômodo ao paciente, e tratar a doença que levou a esta Ascite.

18 Respostas to “Barriga dágua ou Ascite, hein ?”

  1. oque provoca esta doença favor enviar mais detalhes

  2. dr.lichtenstein Says:

    Genesis,

    Como havia dito no artigo, o que causa esta doença é a ocorrência de algumas outras doenças como: Cirrose, Nefrose, Insuficiência Cardíaca Congestiva, Tumores, etc … que levam à Barriga dágua. Então, previnindo-se todas elas, consequentemente previne-se a Barriga dágua. Entendeu ?

    Resumindo, as causas das doenças listadas podem ser causas indiretas da Barriga dágua.

    Espero ter esclarecido sua dúvida.

  3. Bom dia, estou pedindo a sua ajuda, pq tem uma criança,que eu conheci no RJ e mora em Geremoabo, sertão da Bahia. A criança está c/barriga dágua,conforme me relatou a mãe.Atualmente ele foi transferido p/o Hospital de Aracaju, ele tem 6 aninhos.Desde 2001 ajudo essa família.Eles me ligam todos os dias desesperados..O menino não pode mais tomar soro.Acho q ele está sedado. Diz a mãe, que ele dorme o tempo todo.Qual o medicamento que pode ajudar a curá-lo,Ele não está na UTI pq não tem vaga. Essa doença é grave? Tem cura?
    Abraços e obrigada pela atenção

  4. dr.lichtenstein Says:

    Lucília,

    Entendo sua preocupação, mas é não correto que qualquer pessoa prescreva qualquer tipo de medicamento pela internet, caso isso ocorra, trata-se uma atitude extremamente irresponsável. Não confie nesse tipo de atitude !

    Quanto à criança, já é ponto positivo a presença da mesma num Hospital, onde com certeza está sendo assistida por algum médico, avaliando e tratando o caso dela. Uma vez diagnosticada a doença primária que causou a barriga dágua, o tratatemeno será focado na solução da primeira, pois dessa forma, consequentemente, a barriga dágua estará sendo tratada também.

    Caso não esteja confiante quanto a qualidade profissional que é oferecida no Hospital de Aracajú, então uma solução seria trazê-la para o Rio de Janeiro para o tratamento.

    Tenha fé quanto ao restabelecimento da criança !

    Abraços e fique com Deus.

  5. Miguel Bule Says:

    1-Quanto tempo demora este tratamento;
    2-Que tipos de alimentação esta criança deve tomar;
    3-Esta doença pode ocorrer também a um adulto;
    Sem mais outro assunto muito obrigado

  6. Por favor poderia me informar o que é a barriga daqua? Tenho uma irmã que sua barriga não para de crescer, ela não está gravida, porém bebe doze litros de agua por dia. Grata

  7. Miguel,

    1-O escolha do tratamento dependerá da identificação da doença que causou a barriga dágua.

    2-Dependerá da identificação da doença que causou a barriga dágua.

    3-Sim, pode ocorrer também com adultos.

  8. Gracy,

    Segundo o artigo acima;

    A Barriga dágua se caracteriza pela presença de líquido na cavidade abdominal.

    Essa presença de líquido é causada por algumas doenças, que fazem com que haja um extravazamento de líquido na cavidade abdominal, tais como:

    * Cirrose;
    * Nefrose;
    * Insuficiência Cardíaca Congestiva;
    * Tumores;
    * Perfuração das Vísceras;

    Então, não perca tempo e leve o quanto antes sua irmã para ser examinada por um médico.

    Me desculpe pela demora em te responder. Por favor, conte-me como foi a visita ao médico e o que foi diagnosticado.

  9. Meu irmão tem ASCITE devido a uma hepatite auto imune, descoberta em 2001, estando em acompanhamento, mas nunca passaram um tratamento. Os exames indicavam que o figádo estava se regenerando, fazem uns 6 meses a barriga dele começou a crecer e muito! O médico disse que descompesou, há 15 dias drenou 12 litros e parece que já voltou quase tudo, esta com as pernas muito inchadas e com feridas vazando.
    Que ele deve fazer?
    Só os diuréticos podem ajudar?
    Existe algum outro tratamento além do transplante?
    Quando uma pessoa atinge esse gráu é indicado fazer ou não o transplante tendo ele 57 anos?
    O portador dessa doença fica com ela por muitos anos ou não resite por muito tempo, ele esta muito debilitado.

  10. Flávio,

    O melhor tratamento para aqueles com falência terapêutica é o transplante hepático. A sobrevida em 5 anos é de 80% e os autoanticorpos e a hipergamaglobulinemia desaparece em todos os pacientes em 2 anos. Pode haver recidiva da doença em 17%, mas nesses raramente a recidiva leva a cirrose ou perda do fígado transplantado.

  11. Paulo Roberto Alves Says:

    Gostei muito dos esclarecimentos objetivos, em linguagem simples, que me ajudaram a auxiliar meu filho num trabalho escolar.
    Obrigado pela ajuda. E espero que permaneçam por aqui…rs

  12. katia de almeida Says:

    Tenho um conhado que mora em Quinjingue (BA) que começou mais ou menos 40 dias teve uma diarreia muito forte onde ele começou a definhar ficou com a pele amarelada onde foi para salvador e foi feito exames e constatou anemia onde os outros irmãos que ja mora aqui pediu que ele viesse para São Paulo para se cuidar onde o medico diagnosticou como barriga d’agua gostaria de saber quanto tempo uma pessoa consegue sobreviver com essa doença.
    SP 16 de setembor de 2008

  13. Tatiana Aldrighe Says:

    Ola estou na 33 semana de gestaçao e descobri que a minha filha tem agua no abdomen, nao sei o que fazer nem o que pensar. Minha gestacao estava perfeita.

  14. Natalia Duarte Says:

    Bom dia. Gostaria de saber mais sobre Astite,pois minha mae sofre desse mal e segundo os medicos que ela consulta eh origido do figado o problema.Ela faz Paracentese Abdominal a cada 15 dias,nao sei como em tao pouco tempo seu abdomen enche desse liquido e cada vez eh retirado de 3,5 a 4 litos. Mas como minha mae deve ter cirrose hepatica se sempre cuidou-se na alimentacao e nunca ingeriu bebida alcoolica???
    Precisaria de algumas informacoes a respeito e como poderia fazer para trata-la.
    Muito Obrigao.

  15. ROSA MARIA Says:

    minha visinha fez uma cirugia, e o medico descobriu q ela está com barria dágua,só que a operação foi concluida com sucesso, e já até sarou só, que o médico liberou ela pra casa. mas ela continua dando febre, e dor abidominal
    e me diz qual o medicamento correto para essa dença?

  16. marcilio becker fernandes maia Says:

    estou internado ha 10 dias no h g waldemar alcantara de fortaleza, com suspeita de hepatite, so que meu figado e o abdomem estõa muito inchado será que tenho cura? estou aguardando o exame de sorologia. os medicos ja disseram que era uma hepatite, mas tambem tenho ascite. mas tenho fé em deus que sairei dessa com vitoria, meu deus é vivo.

  17. Roberta Paes Leme Says:

    Olá. Gostaria de esclarecimento em relação a ascite com um agravante: coração grande. Meu sogro está no hospital há uma semana, com a muita falta de ar e o inchaço que é alarmante. Os médicos dizem que ele não tem muito tempo de vida, nós estamos muito abalados porque aconteceu de repente, ele sempre bebeu muito, mas não demonstrava problema algum e eu acho que por isso descobrimos tão tarde. Estou preocupada porque meu pai também bebe demais e faz onze anos ele teve que retirar todo o estômago e o baço por causa de uma úlcera que quando operada o médico descobriu que havia também câncer que estourou junto com a úlcera. Além do alcoolismo meu pai também fuma demais e ultimamente ele não consegue parar de tremer, está perdendo peso e com muita palidez. Gostaria de saber em que tipo de médico eu devo levá-lo para um diagnóstico correto. Obrigada.

  18. Boa tarde
    Estou com minha tia com este problema(barriga d`água)e na cidade onde estou(Franca)SP os medicos da Santa Casa disse que não tem como curar…Enfim sera que o problema é tão grave que nâo podem fazer nd por ela.isto vem se agravando deste o começo do ano,quando ela teve algumas lesões nos órgãos internos,e pelo q eu li em outros comentarios feitos aqui mesmo nesta pagina,me parece que este problema(Barriga`água)so apareceu por causa dessas lesões.Enfim gostaria de saber se realmente isto tem cura?ou alguma forma de tratar…

Deixe um comentário

Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

